segunda-feira, 26 de março de 2012

VIAGEM A HOUSTON



Em companhia do atual presidente de Os Independentes, Hugo Resende Filho; diretor financeiro, Jerônimo Muzetti; prefeito de Barretos, Dr Emanoel Carvalho que foram com as patroas; Rubiquinho de Carvalho nosso cicerone e os amigos, irmãos José Ribamar e Pedro (o da Radade) no início desse mês de março viajamos para a 4ª mais importante cidade americana com o duplo objetivo de conhecer o MD Anderson – maior hospital de tratamento de câncer do mundo – com 2 milhões metros quadrados de área construída (para um comparativo, 20 vezes maior que o HCâncer de Barretos) e 18.000 funcionários – e visitar o Houston Livestock Show and Rodeo, este em sua 80a. edição.

Os números do evento impressionam: o Reliant Stadium, local onde se realiza o rodeio e o show é coberto, climatizado, dotado de elevadores e escadas rolantes com capacidade para quase 72.000 pessoas sentadas, local onde também são realizados jogos de futebol americano durante todo o ano. Impressiona a pontualidade e o “timing” do evento. Abertura às 18h45 com duração de 15m, sem muita embromação, ágil, boa de assistir. Tivemos o privilégio de participar em uma das noites – entramos numa carruagem – e o diretor financeiro da Fundação Pio XII, Henrique Prata a cavalo em companhia de diretores e vários ex-presidentes do evento. Uma grande emoção ouvir a citação do locutor se referir à caravana do rodeio de Barretos.

A apresentação de todas as modalidades – laço ao bezerro, sela americana, laço em dupla, bareback, bull dog e touro dura no máximo 1h30m. Enquanto o palco é preparado – é auto propelido,móvel , fica pronto em 19 minutos e gira 360 graus – acontece a prova dos 3 tambores e montarias em carneiros. Outro destaque é a corrida de carruagens.

Além do espetáculo presenciado por nós gostaríamos de destacar a hospitalidade dos organizadores que nos receberam no Salão Internacional. Saliento também o almoço a pedido da direção do MD Anderson, onde tivemos a oportunidade de conhecer parte da diretoria do evento e saber alguns detalhes do mesmo.

Gostaria de destacar a participação de 26.000 voluntários de várias cidades do Texas, Estados Unidos e do mundo, que ficam 4/5 anos na “fila” para participar, arcando com todas as despesas de viagem, hospedagem e alimentação. Vários deles de famílias milionárias, atuando nos diversos comitês, inclusive dirigindo carrinhos de golfe (deve ser uns 2.000 veículos) que circulam a todo instante pela grande área onde acontece o que podemos chamar de uma hiper/mega/super Festa.

Resumindo: Houston Livestock Show and Rodeo é a junção da Festa do Peão de Barretos + Agrishow de Ribeirão Preto + Exposições de Uberaba, Londrina e Esteio. É voltado para a Agricultura, Educação, Entretenimento e a Cultura/Tradição do Meio Rural, onde até o ano passado foram destinados U$ 283 milhões para diversos projetos sociais e educacionais. Vale a pena conhecer, principalmente quem atua na área de eventos. Fica a dica!!!

Nenhum comentário: