terça-feira, 27 de março de 2012

Copa Barretos reúne nomes consagrados e distribui mais de R$ 25 mil em premiação


Competidores e pessoas da comunidade de Barretos estiveram presentes no evento, que também contou com uma pesquisa relacionada aos bons tratos com os animais
A 12ª edição da Copa Barretos de Três Tambores, Team Penning e Working Penning, um dos principais eventos equestres do interior paulista, reuniu no último final de semana, 23 e 24 de março, competidores consagrados que disputaram mais de R$ 25 mil em prêmios. Aberto ao público, o evento aconteceu na hípicado Parque do Peão.
Segundo um dos organizadores, o diretor de Planejamento de Os Independentes Marcos Murta, este ano as inscrições de Team Penning e Working Penning superaram as do ano anterior. “Reunimos grandes nomes para a disputa, como Daiane Sudário, que conquistou pelo terceiro ano o primeiro lugar nos Três Tambores, categoria feminina”, conta.
Daiane foi campeã em 2002 e 2003, e este ano conquistou mais uma vez o primeiro lugar com o tempo de 18’024. A competidora de São José do Rio Preto mantem o recorde da categoria na Copa Barretos, conquistado em 2002, quando registrou 17’180 na mesma prova.
Com 16’091, a equipe composta por Pedrão Gimenes, Flávio Brandão e Pedro Henrique levou o primeiro lugar no Team Penning. Já o Working Pennig foi conquistado por José Luis Alves, de Ribeirão Preto, que venceu com o tempo de 11’963.
A 13ª Copa Barretos já tem data definida para o ano que vem – acontece entre os dias 23 e 24 de março.

Pesquisa durante a competição
Além da competição, os cavalos que participaram da disputa no sábado (23) fizeram parte de um Trabalho de Conclusão de Curso, coordenado pela Prof.ª Fabiana Garcia Christovão, do curso de veterinária da FAFRAM, de Ituverava. Segundo a docente, o estudo levantado pela equipe tentará comprovar a importância do condicionamento físico para os animais que participam das provas. “Escolhemos a Copa Barretos porque o evento reúne animais padronizados, que se encaixam no perfil da pesquisa que estamos desenvolvendo”, revela.
Através de exames clínicos nos cavalos - como sangue, frequência cardíaca e respiratória feitos antes e depois das provas - os estudantes vão avaliar o nível de estresses dos animais. “Queremos comprovar que o animal condicionado, acostumado às competições, sente menos estresse e consequentemente menos lesões musculares”.
O TCC será apresentado em julho e ficará à disposição de criadores e pessoas interessadas. A associação Os Independentes também possui dentro do Parque do Peão o ECOA – Centro de Estudos do Comportamento Animal, que realiza pesquisas em convênio com a FUNEP - Fundação de Amparo à Pesquisa da UNESP de Jaboticabal

Nenhum comentário: