Um dos mais tradicionais festivais de música raiz do país acontece cinco dias antes da Festa do Peão de Barretos, este ano entre os dias 18 e 28 de agosto
Os músicos já estão se aquecendo para a final de mais um concurso Violeira Rose Abrão, que acontece neste final de semana, nos dias 13 e 14 de agosto, às 12h, no Recinto Paulo de Lima Correa, em Barretos. Cerca de 30 duplas participam da semifinal no sábado e, apenas 16, serão classificadas para a grande final no domingo. A premiação será de R$ 15 mil reais - valor dividido entre os cinco primeiros lugares.
A Violeira Rose Abrão tem conseguido por 28 anos manter a tradição da música sertaneja no interior. Este ano, a organização do evento contou com cerca de 80 novas canções inscritas, feitas por músicos de diversas regiões do Brasil – todas abordando o dia a dia do homem do campo, seus costumes, vocabulários e estilo de vida.
O concurso é realizado por Os Independentes – entidade organizadora da Festa do Peão de Barretos, que acontece este ano entre os dias 18 e 28 de agosto. A coordenação da Violeira é de Wilson Soares (Bezerrão), a produção é do músico Netinho Scavacini e do presidente de Os Independentes, Marcos Murta e assessoria de Iria Maria.
Entre os pré-requisitos da disputa, os cantores precisam ter pelo menos uma viola de 10 cordas, principal característica do instrumento caipira, e as letras devem ser inéditas, defendidas por duplas ou trios de músicos.
O Festival já revelou diversos talentos da música como: Rionegro & Solimões, Zé Henrique & Gabriel, Durval & Davi, Zé do Cedro & João do Pinho, Gedeão da Viola, Edmauro & Edivaldo (Violeiros da Amazônia), Itamaracá, entre outros.
A entrada do público é franca.
Sobre Rose Abrão
Conhecido como o padrinho dos violeiros de Barretos, o nome do concurso é uma homenagem ao violeiro Rose Abrão. Por mais de 30 anos, esta personalidade de Barretos recebeu em sua casa, diversas duplas que chegavam à cidade para tocar na Festa do Peão. Reza a lenda, que ele chegou a abrigar 37 duplas durante o evento, todos apareciam indicados por amigos do violeiro, entre eles o músico Tião Carrero.

Nenhum comentário:
Postar um comentário