
A Queima do Alho faz parte da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e um concurso envolvendo seus cozinheiros é também uma das atrações mais disputadas da Festa do Peão de Barretos (18 a 28 de agosto). O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A preparação é feita em fogão improvisado quase no chão, como era realizada antigamente pelas tropas que viajavam longos caminhos para levar boiadas das fazendas aos frigoríficos desbravando o interior do país.
Todo segundo sábado da Festa é realizado o Concurso da Queima do Alho – este ano será no dia 27 de agosto. Disputam este concurso 15 comitivas que têm a tradição como sua principal motivação. Uma seletiva acontece no primeiro final de semana da Festa, no dia 20, com 20 comitivas disputando 12 vagas. As outras 3 vagas são reservadas às comitivas vencedoras de concursos realizados nas cidades de São Paulo, São Roque e Araçatuba.
“A comitiva não vai ganhar somente por fazer a melhor comida ou em menor tempo. O 'chef' de cozinha da comitiva precisa mostrar intimidade com a tralha, tem que ter experiência de estradão”, afirma Sr. João Paulo Martins coordenador da Queima do Alho.
O Concurso da Queima do Alho em Barretos é o mais antigo e tradicional do país sendo realizado desde 1957.
Tanto o Concurso quanto a Seletiva são realizados no Ponto de Pouso dentro do Parque do Peão, para convidados e imprensa. Porém os turistas podem apreciar a culinária dos peões. O prato típico será comercializado na Festa nos dia 21 (almoço e jantar), 27 (jantar) e 28 (almoço). A adesão para a Queima do Alho é de R$ 20,00 por pessoa com bebidas a parte e a entrada no Parque não está inclusa.
Mais informações 3321 – 0000 no Departamento de Turismo do Parque do Peão ou www.independentes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário