Impressionante a falta de informação de alguns membros do judiciário brasileiro. Atividade regulamentada por lei federal desde 2002 talvez tenha sido ignorada.
Leia a matéria abaixo.
Organização cancela rodeio em Festa do Peão de Descalvado
TJ proibiu uso de equipamentos que causem dor ou inquietação aos animais
Uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo proibiu a utilização de qualquer equipamento que cause dor ou inquietação aos animais na Festa do Peão de Descalvado. Segundo os organizadores, sem os acessórios, os animais não pulam, por isso as provas foram canceladas.
O TJ manteve uma liminar da 1ª Vara Cível da cidade com a proibição. A ação foi proposta pelo Ministério Público e, entre os argumentos da promotoria, está que os rodeios prejudicam a educação ambiental já que vinculam o sofrimento dos animais com a diversão.
O veterinário responsável pela festa, Paulo Campos, explica que o equipamento não machuca o animal. “No Brasil, é feita uma roseta lisa e o material não causa dor e nem ferimento”, destacou.
O empresário Cosme Camilo é dono da companhia de rodeio contratada para fornecer os touros. Com a decisão, o serviço de sua empresa foi cancelado. “Já rodamos o Brasil inteiro e eu nunca vi uma situação dessas”, afirmou.
A organização pretende recorrer mais uma vez para garantir o rodeio nas próximas edições do evento. O secretário de Esportes e Turismo da cidade, Paulo Saggiorato, afirmou que nesta edição o rodeio será substituído por outras atrações. “Nós estamos trazendo outras modalidades de rodeio, demonstração de cão de pastoreio, adestramento de cavalos e também um show com motociclistas”, afirmou.
A população está dividida com relação à realização do rodeio, mas a maioria das pessoas entrevistadas pela equipe da EPTV é favorável à decisão. “Eu achei a decisão boa, porque eu não gosto e acho que os animais sofrem”, afirmou a empregada doméstica Márcia Moraes.
“A gente tem que ver as duas partes. A parte da diversão e a parte do animal”, destacou o mecânico de manutenção Luiz Carlos da Silva.A Festa segue até domingo (14). Em São Carlos, a prefeitura também não liberou a realização de rodeios por recomendação do Ministério Público.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
absurdo caca!!!
não é possível que o que fica na mente das pessoas são as imagens e informações que entidades protetoras dos animais divulgam!
cade a força da mídia do rodeio? todo mundo tem que ver o que eu vi! animais lindos, saudáveis, calmos! animais que respondem pelo nome, animais que embarcam tranquilamente, totalmente condicionados, esperando calmo pra entrar nos bretes! é o trabalho deles, eles estão acostumados, já sabem o que vão passar, não se apavoram mais com isso depois de poucas montadas! estress todo animal passa! o poodle das madames passam quando ficam sozinhos em casa, um passarinho na gaiola sim sofre estresse,e por ai vai... touro de rodeio? esse tem a vida boa!!!
VCS TEM A MÍDIA CACA, GRITA ISSO PRO MUNDO! RODEIO É EMOÇÃO, É TRADIÇÃO! RODEIO TÁ NO PEITO DOS BRASILEIROS! NÃO PODE TER ESSA IMAGEM!
beijos
Kelly
Concordo pelanamente com nossa amiga Kelly e reforço o pedido, cade a força da mídia do rodeio?
Me intristece muito ler essas mentiras que dizem sobre o rodeio, são pessoas que não conhecem e falam sem saber e pior são as pessoas que escutam isso e acreditam sem fazer uma pesquisa detalha sobre o assunto para saber se isso é verdade.
Eu sou da cidade de São Carlos e aqui não tem rodeio por causa dessa mentiras, penso que não podemos aceitar isso, mas sozinho não conseguimos mudar nada, temos que nos unir e mostrar para o mundo o que é o rodeio de verdade, como esses animais são tratados.
Conto com vocês.
Um forte abraço a todos!
Concordo plenamente com nossa amiga Kelly, e quero reforçar o pedido cade a força da mídia do rodeio?
Me intristece muito ver reportagens ou coisas do tipo, falando que os animais de rodeio sofrem maus tratos.
Penso que não podemos aceitar isso, pessoas que não conhecem e falam sem saber.
Temos que nos unir e mostrar o rodeio para o mundo, como esses animais são tratados.
Conto com vocês!
um forte abraço a todos!
Diego
Postar um comentário